S O B R E   O   G R U P O

PALOMBAR

[De palomba + -ar2.]

Verbo transitivo direto. Próprio do vocabulário circense.

  1. Ato de costurar a lona do circo. Muitas vezes essa tarefa era feita de forma coletiva por todos os familiares e artistas que viviam no circo.

Com 12 anos de trajetória, o Circo Teatro Palombar se consolidou como uma das principais companhias de circo da Zona Leste. Seu nome é inspirado na tradição de reforçar os panos do circo com cordas, simbolizando o trabalho coletivo e a resistência, valores que permeiam toda a sua história.

O grupo toma a linguagem do circo, teatro e da música com respeito aos mestres que trazem essa arte por gerações no brasil. A partir daí surge uma maneira própria de fazer circo contemporâneo no Brasil. 

A companhia tem se destacado no cenário nacional e internacional, e, ao levar seu repertorio, reafirmando sua proposta de criar uma arte circense que dialoga com a realidade da periferia, ampliando as possibilidades da cultura e da arte no Brasil.

São Doze integrantes que mantém um processo cooperativo e contínuo de pesquisa e criação. Tendo a arte como projeto de vida, além de desenvolver um trabalho de formação de crianças e jovens a partir dos conceitos do Circo Social. Desde sua origem em 2012, os integrantes do grupo Circo Teatro Palombar vêm contribuindo com a formação de crianças e jovens via aulas de circo gratuitas no bairro de Cidade Tiradentes. Viva o Circo!

0
Espetaculos
0
Festivais
0
Apresentações
0
Cidade
+
0
Espectadores

ARTISTAS

C O N H E Ç A   U M   P O U C O   D O   E L E N C O

Anna Karolina

– – – Anna Karolina – – –

Atriz, artista circense e arte educadora com experiência em ginástica artística e circo, formou-se pela Obra Social Dom Bosco (2013-2018). Trabalhou como aerialista e trapezista no Circo Spacial (2019-2020). Desde 2022, leciona circo no Studio Purple Wings Pole & Art Fit. Há 5 anos é integrante do Grupo Circo Teatro Palombar, onde atua em espetáculos e na equipe técnica.

Dinho Dini

– – – David Willian – – –

Palhaço e músico com formação pelo Programa Jovens Urbanos e Rede Circo no Mundo. Há 8 anos no Grupo Circo Teatro Palombar, desempenha papel como artista, técnico de som e administrador. Dedica-se a promover inclusão social e educação através da arte, utilizando técnicas circenses e teatro.

Giuseppe Farina

– – – Giuseppe Farina – – –

Palhaço, músico e arte educadores. Há 8 anos, ministra aulas de circo social no Centro Cultural Arte em Construção, utilizando práticas circenses para promover desenvolvimento pessoal e comunitário. É membro ativo do Grupo Circo Teatro Palombar, contribuindo na criação e execução de projetos artísticos e sociais.

Guilherme Torres

– – – Guilherme Torres – – –

Ator, equilibrista e arte educadores, começou sua trajetória no circo em 2008 no Centro Cultural Arte em Construção. Participa do Grupo Circo Teatro Palombar há 12 anos, atuando em espetáculos, projetos sociais e na assessoria de imprensa, destacando-se por sua dedicação ao desenvolvimento cultural.

Henrique_Augusto

– – – Henrique Augusto  – – –

Acrobata e palhaço com formação inicial pela Obra Social Dom Bosco em 2009. Atuou como monitor na Art Circus Entertainment (2018-2022). Desde 2017, integra o Grupo Circo Teatro Palombar e o projeto Artivistas em Construção, promovendo a arte circense como ferramenta de transformação social.

Henrique Nobre

– – – Henrique Nobre – – –

Palhaço, acrobata e arte educadores com ampla experiência na produção e pesquisa em comicidade física. Há 12 anos no Grupo Circo Teatro Palombar, onde atua como artista e membro da equipe técnica. Também é parte da equipe de produção do Centro Cultural Arte em Construção desde 2012.

Jessica Silva

– – – Jessica Silva – – –

Palhaça e acrobata formada em teatro pelo Senac (2018). Participou do Jovem Monitor Cultural e de diversos projetos sociais. Há 3 anos no Grupo Circo Teatro Palombar, utiliza a arte como ferramenta de transformação social, atuando em espetáculos e ações comunitárias.

Leonardo Galdino

– – – Leonardo Santos Galdino – – –

Ator, músico e artista circense com formação em música e multimídia. Há 12 anos no Grupo Circo Teatro Palombar, participa como artista em espetáculos e integra a produção técnica do Instituto Pombas Urbanas, contribuindo para a ampliação do acesso à arte na comunidade.

Marcelo Nobre

– – – Marcelo Nobre  – – –

Ator, acrobata e arte educadores com especialização em gestão cultural e captação de recursos. Há 12 anos no Grupo Circo Teatro Palombar, é também envolvido em movimentos culturais e sociais, promovendo iniciativas artísticas voltadas à coletividade.

Paulo Wesley

– – – Paulo dos Santos – – –

Ator e excêntrico musical com vasta experiência em intervenções teatrais e circenses desde 2008. É arte educador e integra o Grupo Circo Teatro Palombar há 12 anos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de projetos artísticos e sociais do grupo.

Vinicius Mauricio

– – – Vinicius Maurício – – –

Ator, artista circense e músico, com formação iniciada no Centro Cultural Arte em Construção. Integra a equipe de produção e iluminação do espaço, além de atuar no Grupo Circo Teatro Palombar, contribuindo para a consolidação e expansão da cena artística local.

Adriano Mauriz_preview

– – – Adriano Mauriz  – – –

Ator fundador do Pombas Urbanas atuando em todos os espetáculos do grupo desde 1989 e realizando apresentações pelo Brasil e países da América Latina. É um dos coordenadores do Centro Cultural Arte em Construção em Cidade Tiradentes que realiza projetos como: Encontro Comunitário de Teatro Jovem da cidade de São Paulo, Projeto Semear Asas, Canto das Letras e Somos do Circo. Dirigiu e escreveu os espetáculos “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto”, “A Novidade é Milenar”e “A Fabulosa Charanga dos Excêntricos” do Grupo Circo Teatro Palombar e “Cidade Desterrada” do Grupo Pombas Urbanas. Foi representante do Movimento dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, recebendo o prêmio Tuxaua do MINC por sua atuação.